Impulsionando as vendas no fim do ano - Saggezza

Estratégias para Impulsionar as Vendas no Final de 2023

Categoria(s): Inovação, Mercado

18 set. 2023

À medida que nos aproximamos das datas comemorativas que mais impulsionam os negócios no ano, como o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal, é importante concentrar esforços nas estratégias a serem implementadas no final do ano.

Apesar das perspectivas promissoras para este período, devido a seu bom histórico de crescimento nas vendas, é essencial que as empresas se mantenham atentas e desenvolvam estratégias sólidas para atrair o público e vencer eventuais resistências. A cautela do consumidor tem sido uma característica marcante de 2023 e é esperado que persista no segundo semestre, em parte devido à incerteza econômica, que ainda sofre os impactos da pandemia, afetando principalmente o poder aquisitivo da população.

Quais são as Expectativas?

Ao analisar o mercado de consumo, há indicadores positivos de um ressurgimento das vendas em um ritmo mais vigoroso nos próximos meses. Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela um aumento no otimismo dos consumidores: 71% dos brasileiros planejam gastar mais no segundo semestre em comparação ao primeiro, com ênfase em categorias como alimentação (66%), saúde (39,8%) e eletrodomésticos (34,9%).

Ao indicar os períodos em que as compras devem ser realizadas, os entrevistados destacaram, justamente, Dia das Crianças, Dia dos Pais, Black Friday e, por último, o Natal, o que confirma a importância das datas comemorativas.

Quanto às prioridades, elas são semelhantes às do primeiro semestre: alimentação (58%), educação (37%) e saúde (34), ou seja, o que está na mira neste momento são os itens básicos. E, confirmando a questão da cautela, o consumidor deve continuar privilegiando produtos com valores mais acessíveis e promoções (36,5%), seguidos pelo cashback (17,5%) e qualidade (14,8%).

Quais seriam as Estratégias Mais Efetivas para o Segundo Semestre?

Ao se analisar as oportunidades para as empresas, alguns pontos devem ser priorizados no desenvolvimento das estratégias:

  1. Experiência do cliente

    Aprimorar a experiência do cliente é essencial, uma vez que essa dimensão desempenha um papel crucial na diferenciação entre as marcas. É fundamental planejar ações que garantam a satisfação do cliente em todas as etapas de sua jornada de compra, priorizando cada vez mais a personalização das experiências.
    Segundo estudo da PWC, 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma boa experiência do cliente. E quanto mais caro for o item, mais eles estarão dispostos a pagar. O estudo também confirma que a experiência influencia as compras por impulso – 49% dos compradores fizeram compras por impulso depois de receber uma experiência mais personalizada.
  2. Planejamento para as datas comemorativas

    Além de oferecer produtos de qualidade, outro ponto importante é preparar a abordagem do consumidor. Em um contexto onde os consumidores estão mais cautelosos, as empresas precisam ser mais assertivas em suas estratégias de comunicação.
    O planejamento cuidadoso para as datas comemorativas é essencial, considerando o aumento da procura nesses períodos, os eventos devem ser preparados com antecedência.
    Essa é a garantia de que a empresa conseguirá ter ofertas diferenciadas, o que demanda prazo para a produção ou para a negociação com os fornecedores, além de cuidar da ambientação de seus pontos de vendas e, claro, organizar as campanhas.
    Num período no qual o social commerce ganha relevância, as marcas devem usar a seu favor também a força do compartilhamento das experiências. Quanto mais antecedência no planejamento, maior a capacidade de explorar o potencial das oportunidades nos canais de comunicação.
    Para o calendário de ações, é relevante considerar:

    – Primavera/Verão: Explorar a virada de estação em setembro, especialmente para o varejo de moda, aproveitando o momento de mudança de clima para promover novidades.

    – Dia das Crianças: Além de abordagens direcionadas ao público infantil, criar ações que remetam às lembranças de infância do público e usar as redes sociais e pontos de venda para interações bem-humoradas.

    – Halloween: Aproveitar essa data, especialmente para o público jovem, para interagir com o cliente e manter a marca na memória.

    – Black Friday: Preparar ofertas competitivas, destacar a marca em relação à concorrência e cuidar dos clientes fiéis.

    – Natal: Explorar oportunidades para diversos nichos de produtos. Além dos presentes e dos gastos com a arrumação da casa, é uma época na qual o consumidor tem mais dinheiro no bolso, por causa da segunda parcela do 13º.

Apesar das perspectivas mais favoráveis para o período, os resultados dependerão das estratégias adotadas. O varejo possui um considerável potencial de crescimento no Brasil, mas as empresas precisam concentrar seus esforços na experiência do cliente e em iniciativas que as diferenciem da concorrência.

Nesse contexto, destacamo-nos como seus maiores aliados. Comprometidos em desenvolver soluções que abrangem desde as mais simples até as mais complexas, contamos com uma equipe experiente, focada na criação de valor para os clientes, e utilizamos a tecnologia para efetivar essa entrega de maneira eficiente. Sentimo-nos profundamente motivados pelos desafios de executar os projetos de expansão dos nossos clientes.

Fontes:
https://site.cndl.org.br/wp-content/uploads/cndl/2023/01/Panorama-do-Com%C3%A9rcio-agosto-1.pdf
https://www.dnkinfotelecom.com.br/principais-tendencias-para-experiencia-do-cliente-em-2023/
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/veja-estrategias-para-vender-mais-no-segundo-semestre-de-2023

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