Varejo em alta no segundo semestre de 2022 - Saggezza

Varejo em alta no segundo semestre de 2022

26 out. 2022

O comércio varejista vem passando por profundas modificações desde o início da pandemia de Covid-19, quando o segmento foi impactado pela instauração do lockdown em várias cidades do País. O setor vem enfrentando grandes desafios, seja para o pequeno lojista ou mesmo para as grandes redes de varejo. Com a economia estagnada, ocorreu o aumento dos juros e o crescimento da inflação. Como consequência houve a redução do poder de compra do trabalhador e o aumento do endividamento do brasileiro.

O economista José Maria Porto, vice-presidente da Academia Cearense de Economia, explica que muitas empresas do varejo ainda estão estocadas, então há um esforço crescente da categoria para que as vendas atinjam os patamares pré-pandemia, utilizando estratégias de vendas como a realização de promoções e campanhas para estimular a demanda que estava reprimida nos dois últimos anos.

“A tendência das vendas no varejo pode se reverter de maneira positiva, mais próximo do quarto trimestre, com a chegada do Dia das Crianças, ‘Black Friday’, Copa do Mundo, Natal e Réveillon, juntamente com o recebimento do décimo terceiro salário. É necessário esperar e torcer para que essa expectativa seja alcançada. Afinal de contas, a deterioração do poder de compra e o elevado endividamento das famílias ainda desanimam os consumidores e os inibe de ir às compras, principalmente de produtos com maior valor agregado”. José Maria Porto, vice-presidente da Academia Cearense de Economia

Apesar do período difícil vivido pelo setor varejista em 2020 e 2021, o segmento vem se comportando de maneira positiva em 2022. As perspectivas para o segundo semestre deste ano são ainda melhores se comparadas ao primeiro semestre especialmente, no período de férias que mobilizou fortemente o setor de serviços, como por exemplo, os segmentos de hotéis, bares e restaurantes.

Em relação as táticas utilizadas pelo comércio varejista para driblar as adversidades da categoria, os setores comerciais distintos adotam estratégias diferentes, uma ferramenta bastante utilizada pelo varejo é a realização de feirões de produtos. Outro canal importante é o comércio digital, que vem crescendo significativamente nos últimos anos.

Além das férias, a realização de grandes eventos, como a Copa do Mundo, Natal, Dia dos Pais, entre outros, prometem aumentar o fluxo de vendas. Essas oportunidades já estão aquecendo o comércio e garantindo bons resultados para o faturamento do varejo.

De acordo com a Associação Brasileira do Varejo (ABV), as vendas devem ter um aumento de até 12% no segundo semestre deste ano, em relação ao primeiro, que também foi movimentado por datas comerciais.

“Dado que sazonalmente o segundo semestre no comércio varejista é muito mais aquecido que o primeiro e também haverá ainda nesse período, as Eleições e Copa do Mundo, a expectativa é de crescimento acentuado na atividade comercial. Além das datas comemorativas anuais, as Eleições deverão injetar R$ 5 bilhões na economia nacional, juntamente com a grande euforia de consumo que a Copa do Mundo proporciona. Por conta desses eventos, mesmo com as adversidades de preços elevados e alta dos juros, ainda temos uma demanda reprimida por dois anos para dar vazão”. José Éverton Fernandes, diretor da Fecomércio

O funcionamento pleno do comércio e a flexibilização das medidas sanitárias têm, de fato, incentivado os consumidores a irem às compras. E essa é uma das maneiras de medir as projeções de crescimento até o final do ano. Para o economista Igor Lucena: “o aumento das expectativas positivas do Brasil devem puxar também o varejo para cima. Além disso, o país bate recorde em exportação. O desemprego está em queda dentro do ciclo econômico nacional e as contas públicas estão bem organizadas. A perspectiva de crescimento da razão dívida PIB que era algo em torno de 94% no pós-pandemia, na verdade está em 79%. Ou seja, há espaço também para investimentos públicos dentro desse contexto”, avalia.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do comércio tiveram a primeira alta depois de dois trimestres de queda, rodando 2,6% acima do volume pré-Covid. Houve ainda um crescimento constante do varejo ao longo dos últimos meses, em função do Dia das Mães e Dia dos Namorados.

 Levando em conta esse cenário extremamente promissor para as vendas, um o planejamento se torna ainda mais essencial para aproveitar bem as oportunidades e superar a concorrência. Melhore os visuais dos PDV e otimize seus meios de comunicação com o consumidor, conte com os serviços SAGGEZZA para obter sucesso nesse fim de ano

Fonte: https://www.trendsce.com.br/2022/08/04/varejo-apresenta-projecao-otimista-no-segundo-semestre-de-2022/

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