Saggezza marca presença na ABF Franchising Expo
A Saggezza esteve presente na ABF Franchising Expo, uma das maiores feiras de franquias do mundo, realizada em São...
Categoria(s): Inovação, Logística, Sustentbilidade
17 fev. 2022
Como uma operação logística eficiente pode ser sustentável (otimização logística para redução de emissão de carbono; melhoria de embalagens; aplicação de tecnologias para redução de deslocamento de equipes)?
Apesar de a logística ser uma operação que, até o momento, vem se mostrando danosa ao meio ambiente, essa realidade pode e já vem sendo alterada com o uso de estratégias e recursos eficientes. Isso porque apesar das exigências de muitos recursos, ela é também uma das áreas que mais possibilitam a eficiência operacional. Dessa maneira, logística e sustentabilidade podem interagir em harmonia e sincronia. É necessário apenas realizar o planejamento adequado.
Um dos principais confrontos entre logística e sustentabilidade ocorre nas operações de transporte. Uma das atividades que mais impactam de forma negativa no meio ambiente.
A emissão de gases poluentes, feita pelos veículos, é um dos principais transtornos nas grandes cidades. Mas é possível reduzir esse impacto por meio de rotas bem planejadas e elaboradas, favorecendo mais entregas em períodos mais curtos. Os resultados em elaborar rotas mais adequadas são: menos emissão de gás carbônico, menos depreciação dos veículos e menos consumo de combustível.
A Logística Sustentável, também denominada de Logística Verde, pode ser desenvolvida basicamente de duas maneiras.
A primeira considera a responsabilidade “o berço à cova”, ou seja, a empresa que produz também deve se responsabilizar pela destinação final dos produtos que foram criados. Assim, é possível minimizar os impactos ambientais provocados por eles, procedendo à incineração ou colocando-os em aterros sanitários.
A segunda maneira considera a responsabilidade “berço a berço”, ou seja, a sociedade pode continuar consumindo. Mas, em vez de prejudicar o meio ambiente, é fundamental alimentar o ciclo biológico do planeta (lixo é igual a comida) e o ciclo tecnológico das indústrias. Seguindo essa lógica, aquilo que não puder ser usado como nutriente para o meio ambiente deve ser quebrado em materiais que as indústrias podem aproveitar como matérias-primas de boa qualidade.
Para compreender melhor como logística e sustentabilidade interagem, veja como a integração de todas as etapas da logística (Logística Integrada) contribui para o desenvolvimento da Logística Sustentável.
A cadeia da Logística Integrada é assim constituída:
1. Logística de Suprimentos: relaciona-se às relações fornecedor-empresa.
2. Logística de Produção: relaciona-se aos processos de transformação dos materiais em produtos acabados.
3. Logística de Distribuição: relaciona-se às relações empresa-consumidor
4. Logística Reversa: relaciona-se às operações de devolução dos bens de consumo e pós-venda ao processo produtivo ou de negócio.
Cada uma dessas divisões aborda temática “ambiente” de uma forma diferente.
Na Logística de Suprimentos ou de Entrada estão inseridas a seleção de fornecedores e as compras sustentáveis, que consideram critérios como:
. Utilização de produtos e embalagens ambientalmente corretos (análise do ciclo de vida para avaliar os impactos provocados deles no meio ambiente);
. Redução na produção de resíduos;
. Participação nos projetos de Logística Reversa (descarte, coleta, reutilização, reciclagem);
. Consumo consciente de energia e água;
. Redução na emissão de gases;
. Planejamento e políticas ambientais;
. Certificados ISO 14001;
. Uso de tecnologias limpas;
. Uso de veículos híbridos, elétricos ou movidos a energia alternativa, a biocombustível.
Na Logística de Produção é priorizado o uso da Produção Mais Limpa (P + L), aplicando técnicas que reduzam a geração de resíduos e o uso de materiais mais fáceis de reciclar e decompor.
A Logística de Distribuição ou de Saída tem como metas diminuir o trânsito das mercadorias, economizar água nos processos relacionados (lavagem, recarga de baterias), usar veículos apropriados (biocombustível, híbridos etc..).
A Logística Reversa visa a reintegração dos produtos vendidos e consumidos ao ciclo produtivo. Os materiais não podem mais ser colocados simplesmente em aterros sanitários (Lei 12.305/ 2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS -, regulamentada pelo Decreto 7.404/ 2010).
O sistema de Logística Reversa se tornou obrigatório para empresas que trabalham com produtos, como pilhas e baterias, agrotóxicos, pneus, eletrônicos, óleos, lâmpadas, embalagens em geral.
A PepsiCo lançou, em 2011, garrafas feitas à base de plantas (cascas de laranja e de aveia, resíduos de outras operações da empresa).
A ceveijaria Anheuser-Busch Inbev estabeleceu uma meta de redução de 30% da utilização de água em, no máximo, 5 anos de meta de redução quase (99%) de seus resíduos.
O Walmart declarou que 80% de seus resíduos não vão mais para os aterros e já economizou muito dinheiro fazendo a reciclagem de embalagens.
A Ambev criou um íncrivel programa que possibilita compartilhar frotas com seus parceiros, otimizando os processos de entrega, reduzindo a emissão de poluentes (mais de 446,3 toneladas de CO2 em três anos) e economizando combustível. Tudo devido à boa aplicação de determinadas ferramentas automatizadas de gestão.
Na Saggezza Trade Marketing Solutions, todos descartes de materiais em alinhamento com cada cliente, são efetuados dentro de normas legais e orientações sustentáveis como:
Além disso a Saggezza aplica muita tecnologia na gestão das operações, integrando todos os dados na sua plataforma digital, que é única no mercado, fazendo uso da inteligência artificial na positivação e auditoria de merchandising dos PDV´s. Integrada ao aplicativo para positivação e auditoria de PDV´s, que opera como roteirizador e manual de instalações/aplicação para a equipe de campo no PDV, registra on-time operações de positivação de materiais de merchandising, faz auditorias nos PDV´s com positivação por fotos geolocalizadas que garantem a veracidade e conformidade das operações. Oferecendo também o SELF-AUDIT, economia com deslocamentos desnecessários de times de campo, e agilidade na visualização dos PDV´s.
AS VANTAGENS PARA AS EMPRESAS QUE APLICAM LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL:
Realizar a devida integração entre logística e sustentabilidade, atendendo as lesgilações ambientais, traz bons frutos para as empresas. Veja os tipos de vantagens que elas usufruem:
Entre em contato com a nossa equipe especializada!
Texto por: Lucas Leonel Paschoal
Fontes:
https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/revistaeletronicadaunifebe/article/view/341
https://cargox.com.br/blog/saiba-o-que-fazer-para-aliar-logistica-sustentabilidade#:~:text=utiliza%C3%A7%C3%A3o%20de%20produtos%20e%20embalagens,%2C%20coleta%2C%20reutiliza%C3%A7%C3%A3o%2C%20reciclagem)%3B
A Saggezza esteve presente na ABF Franchising Expo, uma das maiores feiras de franquias do mundo, realizada em São...
Com uma jornada de mais de 20 anos no mercado, nos posicionamos como parceira estratégica de algumas das marcas...
Na Saggezza, acreditamos que cada marca tem uma história única e ela merece ser contada com originalidade também no...
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.