Como ter sucesso no varejo em 2023? - Saggezza

Como ter sucesso no varejo em 2023?

Categoria(s): Inovação, Mercado

03 abr. 2023

Considerando uma jornada de compra que vem tornando-se cada vez mais complexa, os compradores buscam uma experiência de compra simplificada e agradável em todos os canais, a todo momento. Como varejista, é sua responsabilidade atender aos desejos dos compradores para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, tanto em âmbito local quanto nacional.

Essa tendência é confirmada com dados recentes de que grandes marcas do mundo estão investindo bilhões para aprimorar a experiência de seus cliente. Por isso para permanecer-se competitivo, é fundamental investir em melhorias na experiência do cliente e estar sempre atento às tendências do mercado.

De acordo com estudos recentes, a Experiência do Cliente se tornou o principal diferencial das marcas, superando o próprio produto. Cerca de 86% dos compradores estão dispostos a pagar mais por uma melhor experiência de compra.

Para se destacar no mercado em 2023, é preciso ir muito além de apenas oferecer uma experiência básica de comércio eletrônico. Por isso é importante seguir as tendências atuais e estar sempre na vanguarda da Experiência do Cliente. Acompanhe quatro importantes tendências que você deve considerar para garantir que sua empresa esteja à frente da concorrência no futuro próximo.

Experiências diferenciadas em lojas físicas

As vendas no varejo em lojas físicas aumentaram em 14% desde antes da pandemia, indicando que os compradores querem se conectar pessoalmente com seus produtos. Embora o comércio eletrônico seja uma necessidade, os clientes procuram algo diferente na experiência de compra na loja física. É importante para as marcas oferecer algo único, como amostras, consultas, demonstrações de produtos, parcerias com influenciadores e ofertas exclusivas, para atrair e fidelizar clientes. De acordo com um artigo da revista Forbes, os clientes gastam 31% mais em compras em lojas físicas do que em compras on-line. Esse dado destaca a importância de fornecer aos clientes uma experiência única na loja para incentivar as compras e melhorar o reconhecimento de sua marca.

Varejo Experencial

O varejo experiencial é uma estratégia importante para atrair mais compradores tanto nos meios físicos quanto online. O objetivo é criar experiências inovadoras, criativas ou incomuns para envolver os clientes e criar uma comunidade em torno da marca. As experiências em lojas físicas podem atrair potenciais clientes e os serviços online, como realidade aumentada, permitem que os compradores experimentem antes de comprar. O varejo experimental é uma das quatro tendências mais populares de experiência do cliente no varejo e ajuda a destacar a marca, conectar-se com os compradores e incentivar as compras.

Experiência omnichannel

Os varejistas precisam reconhecer também que os compradores não compram exclusivamente em lojas físicas e devem investir em uma boa experiência do cliente omnichannel para interagir com os compradores onde quer que eles o encontrem. Quase três quartos dos compradores preferem comprar por meio de vários canais, e metade de todos os compradores consulta os produtos on-line antes de comprá-los na loja.

Sustentabilidade em toda a cadeia de suprimentos

Os compradores estão buscando marcas mais sustentáveis em 2023, e esperam que elas invistam em iniciativas que minimizem seu impacto ambiental, oferecendo produtos livres de ingredientes nocivos, dimunição de embalagens em suas remessas e doação de estoque não utilizado. Investir em materiais sustentáveis, reduções de carbono ou iniciativas de reciclagem pode trazer benefícios significativos para a marca, como economia de dinheiro, atrair jovens compradores e garantir a longevidade da cadeia de suprimentos. A sustentabilidade deve ser uma preocupação para todas as faces do negócio, pois os consumidores estão cada vez mais atentos a empresas que operam de forma sustentável.

Adaptar-se é Necessário para Sobreviver!

Com o avanço da tecnologia e as mudanças nas demandas dos consumidores, o varejo tem enfrentado diversos desafios nos últimos anos. No entanto, as empresas que vem se adaptando às novas tendências, estão obtendo sucesso e crescimento sustentável. Por isso é fundamental que os varejistas acompanhem as mudanças e sejam ágeis em sua resposta a elas, para continuarem competitivos no mercado. O futuro do varejo é incerto, mas a adaptação é essencial para sobreviver.

Fontes:
https://business.adobe.com/blog/the-latest/retail-customer-experience-trends-2023
https://www.superoffice.com/blog/customer-experience-statistics/
https://fitsmallbusiness.com/omnichannel-statistics/
https://www.clerk.io/blog/omnichannel-stats-2021

COMPARTILHE:
TAG'S

    Notícias relacionadas

    Iniciativa Saggezza pelo Rio Grande do Sul

    A Iniciativa Saggezza pelo Rio Grande do Sul foi criada em resposta aos devastadores eventos que têm afetado o...

    A Importância da Sustentabilidade Corporativa

    No cenário empresarial atual, a sustentabilidade corporativa não é apenas uma tendência, mas uma necessidade estratégica. À medida que...

    Varejo atingiu patamar recorde em 2024

    Em 2024, o varejo atingiu patamar recorde, marcando um marco histórico com o desempenho mais elevado desde o início...

    Whatsapp

    Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.