A criatividade na vida profissional - Saggezza

A criatividade na vida profissional

Categoria(s): Criatividade, Inovação, Mercado

27 jun. 2022

Com os constantes avanços tecnológicos se tornando cada vez mais presentes na vida corporativa, fica evidente que algumas empresas estão mais adeptas à adoção desses avanços do que outras. Acompanhando essa luta para se adaptar às mudanças impostas, o foco recai sobre a criatividade empresarial como uma habilidade que pode ser o que salva o dia para muitas empresas.

Qual a importância da criatividade nos negócios? Uma mentalidade criativa pode ser o que ajuda os empresários a superar desafios e ter sucesso nos dias de hoje. Ao pensar fora da caixa, você pode descobrir soluções inovadoras para os obstáculos que enfrenta e prosperar no mundo dos negócios, independentemente da situação.

Por que a criatividade é importante nos negócios?

O pensamento criativo é uma das habilidades mais exigidas atualmente. As empresas valorizam os trabalhadores que adotam abordagens inovadoras e exclusivas para resolver problemas e superar desafios. A importância da criatividade nos negócios também é o que ajuda empregadores e funcionários a obter vantagem sobre os concorrentes e aumentar sua produtividade e eficiência operacional.

Mesmo com a automação e inteligência artificial, as empresas precisam de pensadores criativos que tragam novas ideias para a mesa. Afinal, a tecnologia só é tão vantajosa quando há pessoas operando-as.

Resolução rápida de problemas

O pensamento criativo é necessário para a resolução de problemas de negócios. Essa habilidade permite que os trabalhadores encontrem oportunidades que ajudem a melhorar situações em que é difícil encontrar uma solução. Também os ajuda a ver os problemas que enfrentam de outra perspectiva. Dessa forma, eles podem usar sua imaginação para criar abordagens inovadoras.

O processo de pensamento criativo para a resolução de problemas não é fácil. No entanto, depois de mesclar criatividade com interesse, esforço e colaboração, você pode gerar ideias únicas e valiosas para qualquer dilema que possa enfrentar.

Separando seu negócio da concorrência

As empresas usam abordagens criativas para agregar valor aos seus negócios e obter vantagem sobre seus concorrentes. Por exemplo, eles podem obter essa vantagem aplicando ideias criativas em brainstorming para desenvolvimento de novos produtos (NPD). Se a empresa oferece um serviço ou produto melhor do que seus concorrentes, pode aumentar suas margens de lucro. Esses produtos ou serviços exclusivos ajudam a empresa a alcançar novos clientes e, ao mesmo tempo, reter os atuais.

Aumente na produtividade

Outro benefício da criatividade e inovação nos negócios é que ela ajuda a aumentar a produtividade. Ao apresentar ideias criativas, você começa a trabalhar em novos projetos interessantes, o que pode ser um incentivo para trabalhar mais. A criatividade nos negócios também ajuda os trabalhadores a se sentirem mais valorizados, pois eles testam seus limites e criam coisas novas. Além disso, adotar uma abordagem criativa incentiva mais feedback de colegas e supervisores. Com o feedback, você pode descobrir as áreas que precisa melhorar e trabalhar de forma mais eficaz.

Importância de manter a criatividade em um negócio

O verdadeiro desafio de ser uma pessoa criativa trabalhando em negócios é sustentar essa criatividade. Às vezes, você precisa lidar com tarefas monótonas e que não exigem novas ideias. Faz sentido trabalhar com processos de trabalho e ideias já estabelecidas, especialmente quando se trabalha em empresas que atingiram a maturidade. Nessa fase, algumas empresas não estão dispostas a correr muitos riscos e preferem passar da experimentação para a estabilidade. Você pode nunca perder completamente seu lado criativo, mas certamente pode perder contato com ele. Portanto, você deve garantir que não suprima sua criatividade e encontre maneiras criativas de melhorar seu desempenho pessoal ou apresentar ideias que possam beneficiar todo o departamento ou empresa em que você trabalha.

A SAGGEZZA estimula a criatividade em seu time e tem com isso em seu DNA a inovação em processos, em gestão e em criação de produtos, através de customer centricity para se diferenciar entregando cada vez mais valor para seus clientes.

Fonte: https://bau.edu/blog/importance-of-creativity-in-business/

COMPARTILHE:
TAG'S

Notícias relacionadas

Iniciativa Saggezza pelo Rio Grande do Sul

A Iniciativa Saggezza pelo Rio Grande do Sul foi criada em resposta aos devastadores eventos que têm afetado o...

A Importância da Sustentabilidade Corporativa

No cenário empresarial atual, a sustentabilidade corporativa não é apenas uma tendência, mas uma necessidade estratégica. À medida que...

Varejo atingiu patamar recorde em 2024

Em 2024, o varejo atingiu patamar recorde, marcando um marco histórico com o desempenho mais elevado desde o início...

Whatsapp

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.