Marketing X Trade Marketing: Entenda a diferença
No mundo dos negócios, os termos "marketing", "trade marketing" e "marketplace" são frequentemente mencionados, mas você sabe exatamente o...
Categoria(s): Criatividade, Mercado, Sustentbilidade
08 nov. 2022
Já há algumas décadas, o tema da sustentabilidade vem ganhando espaço em todos os âmbitos de nossas vidas. De conversas com conhecidos no dia a dia a congressos entre os principais tomadores de decisão do planeta, é praticamente consenso que se trata de uma das pautas mais importantes da contemporaneidade – se não a mais. E essa importância só tende a crescer à medida que os problemas sociais e ambientais decorrentes da ação humana ficam mais iminentes.
O consumidor está cada vez mais focado em causas maiores, valorizando questões sociais, éticas e de comportamento na hora de selecionar uma marca e realizar a compra. Segundo uma pesquisa global realizada pela Open Text 71% dos consumidores em todo o mundo dizem que é importante que as empresas tomem ações ambientalmente responsáveis e se preocupam com a sustentabilidade antes de comprarem algo, 83,2% deles estão dispostos a gastar mais em um produto quando sabem que ele foi produzido de forma ética, sendo 17,1% dispostos a gastar até 50% mais do que o valor comum de mercado.
A tendência é que essa preocupação com o consumo sustentável seja cada vez mais abrangente. Tanto é que países e grandes organizações vêm assumindo compromissos ESG mundialmente, como o da neutralidade de emissões de CO2. Para ilustrar, 65% do PIB global está comprometido a se tornar neutro em carbono até 2025.
Seguindo essas disposições, a sustentabilidade no varejo também está em ascensão. Um dos desafios atuais é tratar essas iniciativas não como algo adicional, mas como uma prioridade central do negócio. Pois é apenas dessa forma que se consegue atender às exigentes demandas do novo consumidor.
O relacionamento entre marcas e clientes está em constante evolução e, ao mesmo tempo em que isso é bom por trazer oportunidades de fidelizar consumidores, é também desafiador.
O consumo sustentável é uma das tendências em todo o mundo, como mostra uma pesquisa realizada pela McKinsey, em fevereiro de 2021. O documento indica que a sustentabilidade no varejo é tema de elevada importância, incluindo questões de meio ambiente, segurança, abastecimento local e ético.
Vale ressaltar que quem incita a “onda verde” é principalmente a parcela populacional que começa a exercer poder de compra agora. Um levantamento da DoSomething, de abril de 2020, mostra que 75% dos consumidores classificados na geração Z já questionam se as marcas garantem a segurança de funcionários e consumidores.
Esse grupo de pessoas, nascidas entre a segunda metade da década de 90 e o início de 2010, vai representar quase um terço da receita mundial até 2030. E um ano após, deve superar os Millennials, como aponta a Forbes, em fevereiro de 2022.
Todavia, o fato é que a preocupação com ESG é uma realidade e, portanto, é preciso pensar na sustentabilidade no varejo. Não só pelo fato de contribuir para um futuro melhor, mas porque o lucro empresarial pode ser afetado pela falta de empenho nesse quesito.
De acordo com estudo da IBM e da National Retail Federation, 62% dos consumidores modificariam hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental. Os dados são baseados nas respostas de 19 mil pessoas e foram apresentados no Retail’s Big Show, em janeiro de 2022.
Além disso, metade dos entrevistados afirmam que pagariam mais pela sustentabilidade: o produto verde poderia ter um preço até 70% acima do regular.
O Opinion Box divulgou, em julho de 2021, uma pesquisa para compreender a visão sobre sustentabilidade dos consumidores do país e os resultados são claros: o consumo sustentável está em ascensão entre os brasileiros. Entre as principais impressões trazidas no relatório estão que:
Sendo assim, é possível ver que no Brasil há grandes oportunidades para quem se planejar e se adaptar ao ESG.
Já existem diversas iniciativas de consumo sustentável, que vão desde grandes compromissos até pequenas ações no cotidiano. Inclusive, uma rede brasileira se destacou em sustentabilidade no varejo em novembro de 2021, como reportado pela Exame.
A Lojas Renner S.A. alcançou 80 pontos no ranking do Dow Jones Sustainability Index (DJSI), tornando-se a empresa de varejo com maior pontuação no mundo. Entre os compromissos que a marca assumiu está:
Além disso, a companhia lançou uma iniciativa em outubro de 2021 e se tornou pioneira ao abrir a primeira loja circular do varejo brasileiro. Essa unidade foi planejada e desenvolvida a partir de premissas como melhor uso de recursos e a priorização de materiais duráveis e renováveis.
A SAGGEZZA Trade Marketing Solutions é uma empresa de vanguarda em seu
segmento e está totalmente adaptada as exigências da sociedade moderna.
Contamos como projetos de sustentabilidade, os frequentes inventários e estímulos aos
clientes para descarte ou doações de materiais com baixa rotatividade do estoque e/ou
com prazos de validade vencidos e as logísticas reversas.
O descarte de materiais, sempre é realizado sob orientação do responsável pelo
contrato, que deverá determinar as necessidades de descarte, assim como as formas,
que poderão ser:
A SAGGEZZA possui acordos operacionais com recicladores em todas as capitais do país,
que atuam estritamente dentro das normas mais rígidas de descarte ambientalmente
responsável, o que reduz de forma significativa os custos com projetos de logística
reversa para os clientes, reduzindo impactos ambientais gerados com a emissão de CO²
nos transportes.
A busca por otimização e eficiência operacional também faz parte do nosso dia a dia,
promovendo automações/digitalizações de processos para redução do consumo de
papel de atividades manuais.
Já em relação à comunicação sustentável, a SAGGEZZA trata sempre com respeito e
confiança todas as suas relações com clientes, colaboradores e fornecedores.
Fontes:
Fontes: https://vivomeunegocio.com.br/varejo/expandir/consumo-sustentavel/
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